Jorvan Vieira recordou alguns dos principais momentos da carreira durante a entrevista concedida à 7 TV.
A presença de Marrocos no Mundial de 86 destacou-se nesta conversa, na qual Jorvan Vieira recordou a vitória frente a Portugal, por 3-1, considerando-a como “muito difícil”. Em foco esteve, também, o encontro diante da Alemanha – neste caso, os Leões do Atltas perderam por 1-0 – mas o experiente treinador sublinhou que a exibição foi positiva perante um rival que conquistou o estatuto de vice-campeão mundial. O trabalho na Selecção de Esperanças, criada em 1994, mereceu referência, tal como a importância da parceria com o seleleccionador José Faria.
Ainda relacionado com Marrocos, o sucesso vivido em equipas como o FAR e WAC, por exemplo, foi recordado. Neste último acaso, Jorvan Vieira desempenhou funções como director-técnico e considerou que os marroquinos têm, ao nível de África, pensar sempre em atingir finais.
De Omã ao Iraque
Jorvan Vieira salientou a passagem pela selecção de Omã, ainda no início da carreira, e, mais tarde, o regresso para treinar os Sub-20, que ficaram a um ponto de disputar o Mundial desta categoria.
Já depois de ter estado em Marrocos, o quinto lugar conquistado pelo Farense, na I Liga Portuguesa, com acesso à Taça UEFA, foi lembrado nesta entrevista, bem como o trabalho desenvolvido no Egipto. É, neste país, localizado igualmente no Norte de África que actua o Ismaily, no qual Jorvan Vieira passou por duas vezes, e treinou o Zamalek.
A notável conquista da Taça de Ásia, como seleccionador do Iraque em 2007, foi outro dos grandes destaques, sobressaindo a curiosa histórica de Jassem Golam. O pai deste jogador foi assassinado, ninguém acreditava que tivesse qualidade para integrar a selecção iraquiana, excepto Jorvan Vieira, disponível para abandonar funções caso não fosse apoiado nesta decisão.
Actualidade no Dubai
O confinamento no Dubai, devido ao surgimento da Covid-19, marca agora o dia-a-dia de Jorvan Vieira. No entanto, não é por isso que deixa de estar profissionalmente activo, seja através de formações de on-line, da actualização de métodos de trabalho, ou de entrevistas e comentários para um canal de televisão local.
Clique aqui para ver a entrevista ou visite a galeria do site oficial de Jorvan Vieira para acesso a este e outros vídeos.