Iraque de Jorvan Vieira integra topo de “zebras” mundiais

 

A selecção do Iraque, treinada por Jorvan Vieira,  foi eleita como uma das cinco maior “zebras” do futebol mundial, segundo Rafael Reis, jornalista do portal UOL.

Em meados da década de 2000, o futebol estava longe de ser uma das principais preocupações para o povo do Iraque. Quando a Copa da Ásia de 2007 chegou, o país ainda estava ocupado por tropas norte-americanas, e o ex-ditador Saddam Hussein havia acabado de ser morto. Mesmo em meio a esse cenário político caótico e sem resultados ou jogadores expressivos no cenário internacional da bola, os iraquianos conquistaram o primeiro e único título continental de sua história. Curiosamente, aquela seleção era comandada por um brasileiro, Jorvan Vieira, que passou praticamente toda a carreira treinando equipes do Oriente Médio”, referiu Rafael Reis, para justificar a sua escolha.

Nesta lista, estão, igualmente, o título de campeão da Europa conquistado pela Dinamarca, em 1992, o triunfo da Bolívia na Copa América de 1963, e a vitória da Grécia no Europeu de 2004, disputado em Portugal.

Em destaque, surge, também, o primeiro lugar do Qatar alcançando na Taça da Ásia de 2019.

Clique aqui para mais informações.